Quem passou pelo sertão cearense deve ter ouvido a história do padre que, em meados do século XVIII, se apaixonou por uma formosa índia. Do amor proibido dos dois nasceu a geração que daria origem à cidade de Aiuaba, lugar de beber na língua indígena, segundo conta a tradição.
O romance que mistura lenda e fatos reais foi transformado em filme pela professora de ensino fundamental, Benedita Benilda de Sousa, moradora de Aiuaba, no Ceará, uma das selecionadas pela quinta edição do Revelando os Brasis. A obra será lançada no dia dez de novembro, às 19 horas, na Praça em frente à Igreja Matriz, em Aiuaba, no Ceará, como parte da programação do Circuito Nacional de Exibição. O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras.
A história – A seleção no projeto, ao final de 2013, quebrou a rotina de aulas da professora, colocando-lhe um novo desafio: transformar a história da cidade em filme. Contada de geração em geração, o caso do padre apaixonado nunca foi esquecido, tornando-se parte da herança do imaginário local e alimentando ditados populares. Um deles costuma ser apresentado aos mais incrédulos: “entrou na perna do pinto e saiu na perna do pato quem não acreditar que conte mais vinte e quatro”.
“Nasci e cresci ouvindo esta história. Todos acreditam na veracidade deste relato. Quando me deparei com o projeto sabia que esta era a hora certa de contar o que aconteceu. Eu queria ver esta história em audiovisual (…) Eu quero que meu filme seja perfeito dentro das minhas possibilidades. Pra muita gente, o filme será um marco porque todos esperam por este momento. Acredito que será um sucesso”, destaca Benilda.
Com 16.997 habitantes, conforme estimativa feita em 2013 pelo IBGE, o município de Aiuaba está localizado no Sertão dos Inhamuns, e faz divisa com os municípios de Catarina, Arneiroz e Parambu, ao norte; com Saboeiro, ao leste; Antonina do Norte, Campos Sales e Pio IX (no Piauí), ao sul, e com Pio IX (no Piauí), a oeste. O município encontra-se a 440 quilômetros da capital, Fortaleza.
A diretora – A aiuabense conseguiu se inscrever no projeto apesar do cansaço e da sobrecarga de trabalho, pois atua em sala de aula nos turnos da manhã e da tarde, além de dar aulas particulares no período da noite. Vinda de uma família de agricultores composta por onze irmãos, em que apenas quatro sobreviveram, orgulha-se ao lembrar da perseverança do pai que mesmo analfabeto se esforçou para garantir aos filhos que viveram a oportunidade de crescer e estudar. “Desde pequena, eu sabia que não queria aquela vida pra mim”, conta a professora hoje formada em Pedagogia e Ciências Biológicas e com Pós-Graduação em Psicopedagogia.
Para Benilda, o projeto é um divisor de águas na sua vida. “Mudou minha forma de pensar, de querer, de ver as coisas, de assistir a um filme, mudou minha autoestima. O contato com o projeto me deu novas perspectivas, novos horizontes, abriu uma janela para o mundo. É uma oportunidade grande se você souber explorar o que o projeto proporciona. A minha experiência em audiovisual era nenhuma, agora tenho um universo a ser explorado para mudar ainda mais a vida”, relata.
SERVIÇO
Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis – Ano V
Lançamento do filme Amor e Renúncia
Data: 10/11/15
Horário: 19 horas
Local: Praça em frente à Igreja Matriz – Aiuaba – Ceará
Amor e Renúncia
Roteiro, direção e produção: Benedita Benilda de Souza
Aiuaba – CE
Nasceu em 1975. Ensino Superior. Professora.
Ficção: Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um romance proibido que aconteceu em meados do século XVII, dando início ao processo de formação de Aiuaba.
Deixe seu comentário