Circuito Nacional de Exibição leva cinema para ruas e praças de todo o Brasil

 

A magia do cinema abraçará ruas e praças de pequenas cidades com até 20 mil habitantes do território nacional. De 22 de outubro a 27 de novembro, espectadores das diferentes regiões brasileiras assistirão em sessões abertas e gratuitas aos filmes de curta-metragem feitos a partir de histórias contadas e dirigidas por moradores das próprias comunidades durante a quinta edição do Revelando os Brasis. O projeto tem patrocínio da Petrobras e realização do Instituto Marlin Azul.

O lançamento do Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis – Ano V acontecerá dia 22 de outubro, em Vargem Alta, no Espírito Santo, com a apresentação do curta-metragem Vinillis Frutiferis, do diretor Victorhugo Passabon Amorim, um dos 20 selecionados pelo Concurso de Histórias da quinta edição do Revelando os Brasis. A ficção experimenta o realismo fantástico ao apresentar uma árvore de onde brotam discos de vinil que tocam música com o contato de beija-flores. A exibição será realizada às 19 horas, no pátio da Escola Municipal de Educação Básica João Domingos Fassarella, em Alto Castelinho.

O Circuito Revelando os Brasis é dividido em duas rotas. Dois caminhões adaptados para se transformar em cabine de projeção irão percorrer cerca de 25 mil quilômetros, realizando 35 sessões de cinema, sendo 20 nos pequenos municípios onde as histórias foram gravadas e 15 sessões nas capitais dos estados participantes. Os veículos levam tela de cinema, projetores e cadeiras.

Contemplando as cinco regiões brasileiras, o Circuito percorrerá em 35 dias localidades dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A nova edição é composta por 11 documentários e 09 ficções. Com roteiro, produção e direção dos autores selecionados, a mostra traz um conjunto de histórias sobre lendas, causos, crendices, personagens populares, tradições, destacando temas que registram a memória e a diversidade cultural brasileira e valorizam novos olhares sobre o Brasil.

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.