Emoção no encontro entre Espírito Santo e Ceará na sessão de Vitória

A segunda sessão do Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis Ano V realizada nesta sexta-feira (23/10), no Cine Metrópolis, em Vitória, no Espírito Santo, foi inundada pela emoção do encontro de dois diretores da quinta edição do projeto. O diretor de Vinillis Frutiferis, Victorhugo Passabon, de Vargem Alta (ES), recebeu a visita inesperada da diretora de “Amor e Renúncia”, Benilda de Souza, de Aiuaba, no Ceará.

Os dois se conheceram durante a oficina audiovisual do projeto realizada em fevereiro do ano passado, no Rio de Janeiro. Vinte diretores de vinte municípios com até 20 mil habitantes de diferentes partes do país participaram durante quinze dias de uma imersão audiovisual para aprender noções sobre roteiro, direção, produção, som, direção de fotografia, direção de arte, e outros conhecimentos sobre como fazer um filme. Depois desta experiência, os autores voltaram para suas cidades cheios de ideias para transformar as histórias em documentários e ficções de curta-metragem.

Ontem (23/10), na sessão no Cine Metrópolis, o diretor capixaba e a diretora cearense se encontraram para assistir juntos na telona do cinema o resultado das obras realizadas em seus municípios de origem com a participação da comunidade.

Para Benilda, o projeto é um divisor de águas na sua vida. “Mudou minha forma de pensar, de querer, de ver as coisas, de assistir a um filme, mudou minha autoestima. O contato com o projeto me deu novas perspectivas, novos horizontes, abriu uma janela para o mundo. É uma oportunidade grande se você souber explorar o que o projeto proporciona. A minha experiência em audiovisual era nenhuma, agora tenho um universo a ser explorado para mudar ainda mais a vida”, relata.

A diretora conta que o encontro com Victorhugo e com a equipe do projeto foi mágico “Eu me arrepiei. Saber que meu filme foi visto no ES. Jamais pensei. O filme do Victohugo é lindo. Me emocionei. Um momento mágico. Eu me emocionei muito ao ver o olhinho brilhando dele, ao sentir aquele carinho, me senti muito amada, muito feliz”, conta.

Também emocionado com a sessão, o diretor capixaba falou da alegria de rever a amiga e retornar à universidade onde estudou jornalismo para assistir ao filme feito na sua cidade.

“Foi muito bacana rever este ambiente e muito inesperado receber a visita de Benilda, uma grande amiga, e ter a chance de um assistir o filme do outro. Participamos juntos do processo de criação do roteiro quando estávamos na oficina do Revelando os Brasis. A exibição foi mais um momento de compartilhamento e de troca. Gostei da originalidade do filme dela. O que acho legal do projeto é esta oportunidade de mostrar a cultura de cada região a partir da simplicidade e do sentimento de cada um. O projeto faz com que tenhamos vontade de contar mais e mais histórias, de fazer mais e mais filmes a partir de uma simples história. Você passa a olhar a vida como uma arte”, explica Victorhugo.

Fotos: Gustavo Louzada

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.