Hoje tem estórias fantásticas de Dona Ginu na telona

Imagine se os peixes de um poço cavassem um túnel para fugir em direção ao açude da cidade? O relato fantástico faz parte da coleção de estórias, piadas e repentes de Genoveva Simão de Sousa, moradora de Uruburetama, pequena cidade cearense situada a 109 quilômetros de Fortaleza, no Ceará. Conhecida pelo carisma e inventividade, a contadora de estórias mais popular do município é a personagem principal do filme “Dona Ginu”.

Do diretor Fabiano Ferreira, um dos 20 selecionados pela quinta edição do Revelando os Brasis, o documentário será lançado no dia sete de novembro, às 19 horas, na Praça Coronel Paixão (Calçadão), no Centro, como parte da programação do Circuito Nacional de Exibição. O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras.

Formado em Letras e Pós-Graduado em Língua Portuguesa, Fabiano Ferreira é professor de Literatura e Inglês. Há alguns anos vem registrando em pequenos vídeos as estórias contadas pela dona de casa que nunca foi alfabetizada e quando menina sonhava em trabalhar no circo ou na televisão. Inicialmente, os relatos começaram a ser apreciados por familiares, amigos e vizinhos, divertindo crianças, jovens e adultos. Com o registro em vídeo, muitas destas estórias passaram a ser postadas na internet, ampliando a visibilidade das criações de Dona Ginu.

“Dona Ginu adora falar e ser filmada. Aprendeu a contar estórias com os mais velhos quando ainda era pequena. O sonho dela era documentar suas lembranças pois acredita estar perdendo a memória destas criações”, conta o diretor, que começou a se interessar pela linguagem e pelas técnicas audiovisuais após registrar os relatos da uruburetamense.

“Comecei a gravar, mas não editava. Passei a assistir a filmes pensando em como aquela história foi filmada e a pesquisar os programas de edição de vídeo na internet. Chegava a virar as noites editando pequenos vídeos. Fui aprendendo e me sentindo motivado a participar ou a incentivar os meus alunos a participarem de concursos de roteiro e de vídeo”, relata.

Para o professor, o projeto é uma oportunidade de aumentar a autoestima da população. “A partir da participação no Revelando os Brasis, quero que a comunidade acredite mais em si mesma”, destaca o diretor que conta estar ansioso e com boas expectativas para a exibição do curta na sua cidade.

Depois do Concurso Nacional de Histórias do Revelando os Brasis – Ano V, o diretor acumulou mais conquistas. Venceu o Concurso Nacional Meu Pé de Meia promovido pela Comissão de Valores Mobiliários com o vídeo “Pense, Poupe e Economize” (2015). Ganhou ainda como professor orientador o XVI Concurso do Museu da Imprensa Nacional, com a Poesia “Sou Brasil e Futebol”, ao orientar o aluno Antônio Wanderson Coelho dos Santos (2014). Também ganhou o Terceiro Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho, como professor orientador da aluna Maiane de Souza Santos, autora da redação “Eletricidade com Segurança” (2015).

Além de Fabiano, o Revelando os Brasis selecionou mais duas histórias do Ceará: “Sobrou pra Nós”, de Augusto César dos Santos, de Meruoca, e “Amor e Renúncia”, de Benedita Benilda de Sousa, de Aiuaba.

 

SERVIÇO

 

Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis – Ano V

Lançamento do filme Dona Ginu

Data: 07/11/15

Horário: 19 horas

Local: Praça Coronel Paixão (Calçadão) – no Centro – Uruburetama (Ceará)

 

Dona Ginu

Roteiro, direção e produção: Fabiano Silva Ferreira

Uruburetama – CE

Nasceu em 1984. Ensino Superior. Professor.

 

Documentário: Dona Ginu é uma contadora de histórias, considerada patrimônio histórico-cultural de Uruburetama.  Alguém que reconhece suas origens e irradia alegria.

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.