Melhores momentos na Paraíba!

 

Dezesseis vezes selecionado no Revelando os Brasis, o estado da Paraíba demonstrou mais uma vez a força de participação e mobilização das comunidades paraibanas durante a passagem da quinta edição. Desta vez, dois municípios brilharam no Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis V.

A primeira cidade é Barra de Santa Rosa da professora Sandra Buriti, selecionada com a história “Sonho Novo”. A autora se inspirou na realidade local para criar uma ficção sobre um povo que sonha em não ser castigado pela seca, que pede aos céus para chover o suficiente para preparar a terra para o sustento das famílias. Localizada no Curimataú Paraibano, Barra de Santa Rosa é um lugar onde a estiagem chega a durar sete meses ou mais e onde os filhos precisam abandonar a casa em busca de oportunidades de sobrevivência em outros cantos do país.

Sandra despertou a atenção da comunidade e mobilizou os moradores para a chance de contar uma história comum a todos. Desde a gravação da ficção, a comunidade se envolveu no projeto ao desempenhar funções artísticas e técnicas. Com a proximidade da exibição, os barrenses capricharam na mobilização e até criaram um concurso para escolher quem criasse a melhor foto junto ao cartaz do filme. A turma também distribuiu panfletos nas escolas convidando para a apresentação do circuito.

O resultado foi uma sessão no sábado (31/10) com mais de 1800 espectadores, uma das maiores plateias de toda a história do circuito nacional. No dia seguinte à exibição, a diretora relatou: “Estou me sentindo muito feliz. Sonho Novo é um presente para nossa cidade, para nosso povo. Desde o início não fiz nada sozinha, costumo dizer que não fiz nada, apenas me juntei a pessoas brilhantes e competentes para que tudo desse certo. Não tinha como dá errado. Agradeço ao IMA, ao Revelando os Brasis e a Petrobras por proporcionarem a realização desse sonho, o sonho de todos nós Barrenses”, agradece a diretora da quinta edição.

No domingo, primeiro de novembro, Dia de Todos os Santos, a caravana nordeste seguiu para a pequena cidade de Aparecida. A jornalista Mikaely de Sousa fora selecionada com a história “Quando Batem as Seis Horas”. O filme é um docudrama sobre a importância do rádio, em pleno século XXI, na vida de uma mulher solitária, moradora da zona rural de Aparecida.

Os moradores prestigiaram a sessão e a plateia contou ainda com a presença de Laércio Ferreira, também morador de Aparecida, selecionado na primeira edição do projeto com a história “Memória Bendita”. Também participou da exibição a diretora da quarta edição, Helena Maria Pereira, de Nazarezinho, selecionada com a história “Na Cabeça do Povo”. Ao final da sessão, Mikaely disse que o projeto superou as suas expectativas e que foi importante para a sua formação profissional.

O Circuito Nacional do Revelando os Brasis V voltou à Paraíba em 24 de novembro para exibir a mostra de curtas em João Pessoa. A sessão aconteceu no Núcleo de Documentação Cinematográfica (Nudoc) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Fotos: Ratão Diniz

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.