Muita emoção, risos e aplausos na sessão de Santarém Novo (PA)

Santarém Novo viveu ontem (19/11) uma noite de emoções. Na tela grande, rostos conhecidos e histórias que fazem parte do imaginário popular da pequena cidade paraense. Renata Loureiro, diretora do filme “Os Sonâmbulos”, se emocionou, riu e chorou junto com a plateia de cerca de 600 pessoas. Confira o relato da produtora da Rota 2, Patrícia Cortes:

“Chegamos em Santarém Novo logo após o almoço. O caminhão-cinema já nos aguardava na Praça Nossa Senhora da Conceição, o palco da noite. Montagem iniciada; e a estrela da noite, Renata Loureiro, que estava nos acompanhando, estava apreensiva e nervosa para saber a reação das pessoas ao ver o filme. Quem estava conosco também era o João Loureiro, participante da segunda edição do projeto Revelando os Brasis, com o filme ‘O Grande Balé de Damiana’.

Sete da noite e os convidados começam a chegar. A equipe do filme, todos de camiseta personalizada, iam se juntando próximo ao caminhão do projeto.

Iniciamos a noite com exibição de algumas animações, para esperarmos o término de uma missa que acontecia até às 20h. Praça lotada e programação na tela. A noite foi composta pelos filmes ‘A Mãe dos Vaga-lumes’, de Alcineia Marcucci (Corumbatai – SP); ‘Dona Ginu’, de Fabiano Silva (Uruburetama – CE); ‘A Troca’, de Joelma Ferreira (Candeias do Jamari – RO); ‘O Grande Balé de Damiana’, de João Loureiro (Santarém Novo – PA), selecionado na segunda edição do projeto; e o filme mais esperado: ‘Os Sonâmbulos’.

A galera do filme ficou reunida próxima ao caminhão; a nossa diretora também. Acompanhamos a reação de todos com o filme na tela; muitas risadas e aplausos. Renata ficou muito emocionada. Ao final agradeceu a todos!

A comunidade de Santarém Novo pôde reviver mais uma vez esta experiência do Circuito de Exibição do Revelando os Brasis. Ao colocarmos na programação o curta ‘O Grande Balé de Damiana’, as pessoas puderam relembrar as emoções de quase nove anos atrás; além de se identificarem na tela. Tivemos a sensação do passado e presente, pois muitos deles participaram também no filme ‘Os Sonâmbulos’.

Após a sessão fomos recebidos com uma confraternização muito especial preparada pela comunidade. Obrigada a todos!

Agora partimos para Belém, onde acontece hoje (20/11), às 19 horas, na Casa das Artes, a mostra Revelando os Brasis. Quem se juntou a equipe da Rota 2 foi nossa coordenadora Beatriz Lindenberg, que segue  conosco para Belém e para as sessões de Tocantins e Rondônia.

Não podemos deixar de agradecer a toda a comunidade de Santarém Novo pela recepção, a Prefeitura, ao Paulo Campos e Miramar por nos ajudarem a preparar esta grande festa de cinema!

Até a próxima!”

Fotos: Ratão Diniz

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.