O curta-metragem “Mulher Guerreira” foi lançado na noite de ontem (25/11) em Arraias, no Tocantins, lar da diretora Carlúcia de Melo Soares. Um público de cerca de 300 pessoas acompanhou a história da própria diretora retratada na telona: descendente quilombola, Carlúcia precisou quebrar paradigmas e vencer desafios e maus tratos para conquistar a vida que tem hoje. Confira o relato da sessão feito pela produtora Patrícia Cortes:
“Já era noite quando chegamos a mais um destino para exibição do Circuito Revelando os Brasis Ano V. Após percorremos cerca de 1.600 Km, saindo de Belém (PA), chegamos a Arraias, no Tocantins, na última segunda-feia, dia 23/11. O dia 24 foi de preparativos para a grande noite do curta “Mulher Guerreira”, de Carlúcia de Melo Soares. Iniciamos o dia nos encontrando com a diretora, que nos acompanhou durante toda a produção da sessão junto aos órgãos da Prefeitura. Ela disse que estava muito ansiosa para o lançamento do filme.
No dia seguinte pudemos conhecer um pedacinho de Arraias, a Gruta do Bom Jesus da Lapa. Não tivemos a chance de conhecer outro atrativo da cidade: a Chapada dos Negros. Mas fica pra próxima! Era hora da montagem. E quem resolveu aparecer durante o trabalho: a chuva. Mas ela foi embora antes da exibição!
Chegou a hora. Por terem muitas crianças na plateia, começamos exibindo alguns filmes de animação enquanto aguardávamos a Carlúcia, estrela da noite. Momentos tensos… Carlúcia não chegava… O pneu do carro dela havia furado quando estava indo para o local da sessão. Mas tudo resolvido e filme na tela. Em suas palavras, Carlúcia falou sobre a sua raça, suas dificuldades, contou um pouquinho sobre a sua história; agradeceu ao público presente e às pessoas que a ajudaram a fazer o documentário. Nosso público foi de 300 pessoas. A impressão que passaram foi que gostaram muito da noite. Aplaudiram todos os curtas da programação e só foram embora quando o último filme subiu os seus créditos.
Agora nos preparamos para seguir para o Quilombo Kalunga Mimoso, cuja sessão acontece sexta-feira (27/11). Mas antes daremos uma passadinha na garagem da prefeitura de Arraias para pegarmos emprestado o gerador, equipamento essencial para que possa acontecer a sessão no Quilombo, já que lá não tem fornecimento de energia elétrica.
Agradecemos ao apoio da Prefeitura de Arraias, especialmente a Alessandra, Silvio, Kleber e Carlinhos.”
Fotos: Gustavo Louzada
Deixe seu comentário