A cidade de Aiuaba pôde acompanhar na tela grande do cinema um pouco da sua própria história na noite de ontem (10/11). A caravana Revelando os Brasis estacionou no município e promoveu o lançamento do filme “Amor e Renúncia” de Benilda de Sousa, moradora de Aiuaba selecionada nesta quinta edição do Revelando os Brasis. A história escrita por Benilda narra o amor entre um padre e uma índia, que são considerados os fundadores da cidade. Veja o relato da sessão escrito pelas produtoras da Rota 2, Patrícia Cortes e Gabriela Nogueira:
“Chegamos em Aiuaba, nossa última parada no Ceará, no final da tarde do dia 09/11, após percorrermos 440 km saindo da cidade de Meruoca. Nossa diretora, Benilda, não estava na cidade. Ela estava retornando a Aiuaba após dar uma entrevista ao vivo na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo aqui no Ceará. Já era noite quando nos encontramos para combinarmos o que faríamos no dia seguinte.
Manhã do dia da sessão; mobilização nas escolas, prefeitura, câmara dos vereadores, rádio, etc. Pudemos ver que a cidade estava bem mobilizada e que a Benilda é muito querida por aqui.
Hora da montagem; e o pessoal da cidade veio nos ajudar! Tudo pronto, era aguardar a hora marcada para iniciarmos a noite do cinema em Aiuaba. Mas, de repente, momentos de apreensão! Meia hora antes da sessão, já com o público chegando na praça, fomos surpreendidos pela queda da energia (que por aqui é instável). Tensão no ar. Mas o problema foi resolvido, e filme na tela!
A praça ficou lotada! Foram mais de 600 pessoas aguardando pela exibição do curta da cidade, que foi muito aplaudido. A Benilda recebeu muitos elogios pelo filme. A atriz, que fez o papel da índia em sua fase adulta, chegou na praça após ter sido exibido o filme. Então, o curta Amor e Renúncia foi reexibido ao final da sessão, para ela e para as outras pessoas que ainda não tinham assistido. Ela adorou! Benilda disse que estava preocupada com a reação das pessoas, mas que ficou muito feliz ao ver a reação delas ao final do filme; disse que cumpriu o proposto.
Agradecemos a toda a equipe da Prefeitura e da Secretaria de Cultura por terem apoiado a exibição nesta acolhedora Aiuaba! Foi um prazer conhecer Aiuaba e ter tido a chance de montar o cinema neste lugar surpreendente! Pegamos a estrada agora em direção ao Maranhão! Até a próxima, Ceará!!”.
Fotos: Ratão Diniz
Boa noite,
Sou Aiuabense e moro em Belém, gostaria muito de ter comparecido no referido dia pra vê o curta. Gostaria de saber se vai ser disponibilizado ao público que não pode assistir ao mesmo e quando.