A chuva que não pára de cair no sul do Brasil não deu trégua ontem. Mas a noite molhada não desanimou os moradores de Douradina, no interior do Paraná. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o lançamento do curta-metragem “Simplesmente Lucia”, dirigido por Luzia Cassiano – única moradora do Paraná selecionada para esta quinta edição do Revelando os Brasis.
A equipe de produção da Rota 1 chegou a Douradina no sábado e pode acompanhar a movimentação de uma festa importante da cidade: a eleição da rainha do rodeio. Muitos chapéus, botas, cintos de couro e camisas xadrez compunham o cenário!
E chega o dia da sessão! Por causa da chuva, o cinema foi montado no Ginásio “Cricrizão”, que conta com uma área coberta. Dona Lúcia, personagem principal do documentário, estava toda arrumada e com a família reunida para se ver na telona. Muitos dos seus antigos alunos estavam presentes também. Assim como d. Lucia, Luzia, a diretora do curta, também tinha muitos de seus ex-alunos na plateia. Luzia lecionou por 30 anos em Douradina e acabou de se aposentar das salas de aula.
Na abertura da sessão, uma turma de ex-alunas de Luzia cantaram a música tema do filme, composta em homenagem à personagem principal. D. Lucia, como não poderia deixar de ser, declamou uma de suas poesias, sendo muito aplaudida. Na ocasião, ela promoveu também o lançamento do seu livro de poesias “Cirandas de Lucia”. O livro foi escrito a partir da motivação pela realização do filme!
E assim, apesar da chuva, Douradina viveu uma sessão calorosa de cinema na noite de ontem (09/11). O Revelando os Brasis agradece à Prefeitura Municipal pelo apoio para realização da sessão e ao carinho e colaboração de Luzia Cassiano durante a estadia no município. A Rota 1 segue agora para Curitiba!
Fotos: Gustavo Louzada
Deus seja louvado pela vida de Dona Lucia, uma mulher guerreira e exemplar que deixa para nossos filhos a importancia da poesia, quantas saudades desse tempo que versos faziam parte de uma paquera saudavel e verdadeira, que atraves dessa mulher ainda possa ficar sementes plantada em coraões, que não morra esse bem tão precioso para a alma de futuras gerações parabens pelo trabalho de todos que participaram desse acontecimento.