A Rota 2 do Circuito Nacional de Exibições Revelando os Brasis Ano V chegou ontem ao Rio Grande do Norte. A primeira parada foi a capital. A Cinemateca Potiguar, no Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFRN), no campus Cidade Alta, em Natal, recebeu a sessão de cinema gratuita. Lançamento do curta “Aboio, a Poesia do Vaqueiro”, de Tarcio Araújo (único selecionado do Rio Grande do Norte nesta quinta edição do projeto), pipoca e emoção foram ingredientes da noite de terça-feira (03/11).
Dentre os espectadores, três deles tinham alguma relação com o filme de Tarcio Araújo: Francisco Rogério Félix da Rocha, neto do senhor Geraldo Rapousa, um dos depoentes do filme; Elizabeth Elizeuda de Sena Sebastião, neta de Galego Rapousa (que também dá seu depoimento no documentário); e Luis Felipe da Silva, amigo de Tárcio, que chegou para assisitir aos filmes com um chapéu tradicional dos vaqueiros. Ele disse que “está aprendendo acordeão e é apaixonado pela cultura nordestina!”.
Quando a aequipe de produção já estava desligando os equipamentos, uma surpresa! Ranke Sebastião, que se identificou como sendo filho de Galego Rapousa, chegou na sala de cinema. Ele disse que não tinha conseguido chegar a tempo da sessão, mas que gostaria muito de assisitir ao curta. “Como de praxe, não poderíamos deixar de atender ao pedido e prontamente exibimos, em sessão exclusiva, o curta ‘Aboio, a Poesia do Vaqueiro’. Ao final dessa sessão exclusiva, Ranke nos disse que ‘o filme ficou show de bola!'”, relataram as produtoras Patrícia Cortes e Gabriela Nogueira.
A equipe de Revelando os Brasis agradece as meninas da Cinemateca Potiguar, entre elas Vanessa, Iane e Maryland, por todo o apoio recebido.
O caminhão-cinema da Rota 2 já pegou a estrada e hoje a sessão é em Lajes, município onde foi gravado o curta-metragem potiguar. Até lá!
Na galeria, fotos da estrada até Natal e da sessão na Cinemateca Potiguar.
Deixe seu comentário