Melhores momentos no Paraná!

 

A chuva não desanimou os moradores de Douradina, no interior do Paraná, no dia oito de novembro, data da sessão do Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis V. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o lançamento do curta-metragem “Simplesmente Lucia”, dirigido por Luzia Cassiano – única moradora do Paraná selecionada para esta quinta edição do projeto.

Por causa do tempo, o cinema foi montado no Ginásio “Cricrizão”, que conta com uma área coberta. Dona Lúcia, personagem principal do documentário, estava toda arrumada e com a família reunida para se ver na telona. Muitos dos seus antigos alunos estavam presentes também. Assim como Dona Lucia, Luzia, a diretora do curta, também tinha muitos de seus ex-alunos na plateia. Luzia lecionou por 30 anos em Douradina e acabou de se aposentar das salas de aula.

Na abertura da sessão, uma turma de ex-alunas de Luzia cantaram a música tema do filme, composta em homenagem à personagem principal. D. Lucia. Como não poderia deixar de ser, a protagonista declamou uma de suas poesias, sendo muito aplaudida. Na ocasião, ela promoveu também o lançamento do seu livro de poesias “Cirandas de Lucia”. O livro foi escrito a partir da motivação pela realização do filme!

A sessão de Curitiba do Circuito Nacional de Exibição aconteceu no dia 09 de novembro na charmosa Faculdade de Artes (FAP), um espaço que respira arte e cultura. Como aconteceu nas demais sessões realizadas dentro das universidades, os alunos curitibanos ficaram encantados com o projeto e promoveram um debate ao final. Os espectadores queriam conversar sobre o conteúdo dos filmes, as temáticas e a forma de produção das obras, mas também sobre a estrutura do projeto, como funcionam as oficinas, como é realizada a mobilização durante o Concurso Nacional de Histórias, entre outras questões.

Fotos: Gustavo Louzada

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.