A Mãe dos Vaga-Lumes chega a Corumbataí (SP)

Sabe aquele cheiro de mato molhado de manhãzinha na hora do café com leite servido na caneca, um quintal cheio de brincadeiras e bichos, uma vida simples e sem pressa próxima das árvores e do rio? É neste cenário que nasce a história “A Mãe dos Vaga-Lumes” escrita pela artista plástica e professora de arte, Alcinéia Marcucci, selecionada pela quinta edição do Revelando os Brasis.

O filme será lançado neste sábado (31/10), às 20h, na Avenida Um (em frente à Praça Humberto Venturoli), no município de Corumbataí, em São Paulo, como parte da programação do Circuito Nacional de Exibição do Ano V.  O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras.

Baseada em fatos reais, a ficção “A Mães do Vaga-Lumes” demonstra de forma simples o convívio no sítio no interior paulista de uma menina solitária com a sua amiga imaginária. A partir de lembranças da diretora, o filme resgata brincadeiras antigas e se move para a fantasia infantil, buscando dar significados para os mistérios da vida.  “O curta-metragem mostra uma vida inocente em que não faltava nada. Revela a simplicidade do viver e como se vive bem com simplicidade. Trata ainda de uma amizade pura de infância”, explica Alcinéia Marcucci.

A diretora – Formada em Arte com habilitação em Artes Plásticas, a diretora viveu uma infância de filha única na roça junto com os pais. A solidão durante o tempo de criança abriu o caminho para inventar diferentes formas de brincar à medida que descobria o pequeno mundo das coisas.

Para ela, o seu interesse pela pintura mais surrealista se moldou nestes tempos de quintal. O talento para a pintura acabou chamando a atenção dos moradores da cidade que sempre a convidam para cuidar da decoração dos eventos cívicos e culturais. Embora preferisse os traços e formas mais surreais, Alcinéia era convocada para colocar em prática suas habilidades de modo mais tradicional.

Compartilhou seus conhecimentos ao ministrar aulas de pintura no porão da casa para pessoas de diferentes idades. Muitas de suas criações podem ser apreciadas no blog Confissões de uma Fêmea (artedafemea.blogspot.com.br). “Não pinto nada do que vejo. Pinto o que sinto e um pouco do que sou, uma alma desgarrada numa gaiola de carne e ossos”, expressa.

Depois de perder o prazo de inscrição nas edições anteriores, a autora conseguiu enviar a história na véspera do último dia de inscrição do Concurso Nacional de Histórias – Ano V.   “O Revelando os Brasis é um renascimento para Corumbataí, uma cidade com mais de 186 anos de história. Espero que o município seja mais valorizado porque é um lugar muito bom de se viver. E um projeto deste tipo é muito valioso para a cidade”, destaca a diretora.

 

SERVIÇO

 

Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis – Ano V

Lançamento do filme A Mãe dos Vaga-Lumes

Data: 31/10/15

Horário: 20h

Local: Avenida Um (em frente à Praça Humberto Venturoli) – Corumbataí – São Paulo

 

A Mãe dos Vaga-Lumes

Roteiro, direção e produção: Alcinéia Marcucci

Corumbataí – SP

Nasceu em 1981. Ensino Superior. Professora de Arte.

Ficção: Entre o sonho e a realidade há um brilho pulsando nos olhos de uma criança. Inspirado em fatos reais, o filme mostra o convívio de uma menina solitária e sua amiga imaginária. Com brincadeiras simples, causos e lendas, a história se move para o universo dos sonhos, buscando encontrar significados para os mistérios da vida.

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.