Hoje é dia de Sonho Novo em Barra de Santa Rosa (PB)

Romário é um jovem que sonha tornar-se universitário. A falta de chuva obriga ele e seu pai a irem embora para outro Estado, este é o ponto de partida da história criada pela professora Sandra Buriti, uma das 20 selecionadas do Revelando os Brasis – Ano V. A obra será lançada neste sábado 31/10, às 19 horas, na Praça Frei Martinho, em Barra de Santa Rosa, na Paraíba, como parte da programação do Circuito Nacional de Exibição da quinta edição.  O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras.

A história – A inspiração para a história veio de dezenas de relatos de famílias que perderam sonhos e esperanças diante da condenação lenta e implacável da seca. “Esta é a realidade de assentados que amargam uma vida sem água, sem perspectiva e com poucas chances de estudar. Muitos decidem ir embora para conseguir dinheiro em outros lugares, deixando mulheres e filhos. Os filhos mais velhos também deixam suas casas para trabalhar em colheitas de lugares distantes, enterrando o sonho de estudar”, relata a diretora.

Apesar da migração forçada e do calvário revivido pelas famílias ao longo das gerações no agreste paraibano, Sandra preparou um destino novo para seus personagens. “Quero dar um outro desfecho para esta história. (…) Nós, nordestinos, desenvolvemos laços muito fortes com nossa família. A história apontará para um caminho de esperança”, adianta. Com 14.847 habitantes, de acordo a estimativa populacional do IBGE de 2013, Barra de Santa Rosa está localizada na microrregião do Curimataú, em um dos territórios com maiores índices de desertificação, e onde se formou um polo de assentamentos rurais.

A diretora – Casada há 24 anos, Sandra foi mãe aos 16 anos. Hoje tem dois filhos, um com 23 anos e outro com 14 anos, e uma neta com quatro anos de idade. Ser professora era seu sonho de infância. Ela conta que sempre se empenhou em construir uma escola dinâmica e criativa capaz de ultrapassar o modelo tradicional de ensino e aprendizagem.

Um de seus trabalhos chamou a atenção de órgãos federais de educação. “No ano de 2006, eu tinha uma turma de 30 alunos de ensino fundamental que não prestava atenção nas aulas e costumava riscar as carteiras. Foi quando decidi mostrar para eles o que era riscar de verdade. Apresentei aos alunos alguns pintores, como Tarsila do Amaral, e ofereci materiais através do qual pudessem desenhar e pintar para expressar o que sentiam”, conta a professora.

Estes ensinamentos começaram a fazer parte dos conteúdos das matérias como Português, Matemática, História, Geografia. “Por exemplo, na aula de Matemática, eles aprendiam a calcular as dimensões da tela de pintura”, explica. No decorrer de oito meses, por meio de atividades individuais e coletivas, os alunos passaram a se interessar mais pelas disciplinas, além de terem aprendido um pouco sobre as cores e as técnicas de pintura.

Ao final das atividades, uma exposição com 30 pinturas feitas pelos alunos em que expressavam sentimentos relacionados à seca, a fome, o amor, e outros temas, puderam ser apreciados pela comunidade. No ano de 2007, esta iniciativa desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental Cícera da Silva Souza ganhou o Prêmio Professores do Brasil, se posicionando entre as dez melhores do país.

Com premiação em dinheiro e a divulgação do projeto em um livro, o concurso é uma promoção da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed). O objetivo é fortalecer a escola com núcleo de cidadania na própria comunidade.

Dinâmica e determinada, Sandra defende a modernização do método de ensino convencional e incentiva o professor a utilizar na sala de aula o lúdico, a expressão corporal, o teatro, a música, as artes plásticas, e outras formas de cultura. “Adoro trabalhar com projetos dentro da escola. Fica mais fácil atingir os objetivos e as metas do ano escolar, evita que o professor se prenda dentro dos conteúdos formais e o estimula a trabalhar de forma interdisciplinar e integrada”, defende Sandra.

 

SERVIÇO

Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis – Ano V

Lançamento do filme Sonho Novo

Data: 31/10/15

Horário: 19h

Local: Praça Frei Martinho – Centro – Barra de Santa Rosa (Paraíba)

 

Sonho Novo

Roteiro, direção e produção: Sandra Oliveira Buriti

Barra de Santa Rosa – PB

Nasceu em 1975. Ensino Superior. Professora.

 

Ficção: No curimataú paraibano, o jovem Romário sonha em ser universitário, mas a seca o obriga a procurar emprego em outro Estado. O inesperado acontece quando a pequena Natinha dorme: seus sonhos mudam completamente a viagem dos dois.

 

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.