Circuito Nacional de Exibição chega hoje (08/11) ao Paraná

Quando Lúcia era pequena precisou ajudar a mãe nas tarefas de casa e trabalhar na lavoura junto com o pai. Caçula de dez irmãos, ela cresceu, se casou e também teve dez filhos. Desde o seu tempo de criança até se transformar em mãe e criar todos os pequenos, pouco tempo lhe sobrou para estudar.

Apesar de ter frequentado apenas os primeiros anos escolares em uma unidade de ensino indígena, a escola e as palavras sempre fizeram parte de seus sonhos e fantasias. Lucia se entregou aos poemas que decorou só de ouvir e às poesias criadas por sua imaginação e sensibilidade, tornando-se conhecida e admirada na pequena cidade de Douradina, no Paraná. Hoje, aos 82 anos de idade, ela cursa uma escola da EJA (Educação para Jovens e Adultos) e é uma referência de amor à poesia para jovens e adultos.

A vida e a obra da poetisa serão contadas no documentário “Simplesmente Lúcia”, da diretora Luzia Queiroz, professora de Português e Literatura, Luzia de Queiroz Cassiano, de Douradina, no Paraná, selecionada pela quinta edição do Revelando os Brasis.

A obra será lançada no dia oito de novembro, às 19 horas, na Praça Eduardo Ribeiro, em Douradina, no Paraná, como parte da programação do Circuito Nacional de Exibição. O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras.

A história – Ao mostrar a história da poetisa, Luzia quer celebrar a alegria e vontade de viver da personagem que aprendeu a interpretar e a recriar a vida através dos versos. Por causa do talento, sabedoria e simplicidade da poetisa, muitos são os convites para apresentações culturais em eventos cívicos, formaturas, festivais culturais, casamentos e outras atividades sociais.

O filme também é uma forma de homenagear o município pelo aumento no índice de longevidade, de acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano 2013, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD). Segundo o estudo, a esperança de vida ao nascer, em Douradina, aumentou 7,0 anos nas últimas duas décadas, passando de 67,1 anos (1991) para 68,5 anos, em 2000, e para 74,1 em 2010.

“As idosas da cidade são muito produtivas. A Lúcia representa todas essas mulheres. O roteiro foi construído coletivamente por professores e alunos do Colégio Estadual Douradina”, destaca a diretora cuja intenção também foi envolver a comunidade escolar na produção e na filmagem do documentário.

A diretora – Apaixonada por cinema, Luzia é uma incentivadora do uso do audiovisual em sala de aula como instrumento potencializador do aprendizado da Literatura no Ensino Médio. Uma das atividades desenvolvidas na unidade de ensino onde atua é estimular os alunos a criar e a encenar peças de teatro baseadas em obras de autores brasileiros. Os espetáculos são gravados em vídeo transformando-se em ferramenta pedagógica para o trabalho com outras turmas.

“Quando estamos aprendendo Literatura não seguimos apenas o livro didático. Gostamos de diversificar os recursos e as ferramentas para que o aluno entenda o conteúdo de diferentes formas. O processo de aprender Literatura não é estanque, pois é preciso buscar o que o aluno sabe e ampliar este horizonte de expectativa”, explica a professora que utiliza em suas aulas a Teoria Estética da Recepção, uma forma de valorizar a relação dinâmica e o diálogo entre autor, obra e leitor.

Durante o ano, os alunos são estimulados permanentemente a produzir textos literários e letras para músicas que depois são apresentados em festivais de valorização de talentos e fomento da cultura, organizados dentro e fora da escola.

Neste ano Luzia se aposenta das salas de aula, mas é um exemplo na arte de se reinventar, assim como a personagem Lucia. “A seleção no Revelando os Brasis veio na hora certa e me mostrou um caminho novo. Não me vejo longe da escola e da comunidade. Quero utilizar este conhecimento audiovisual e compartilhar com outras pessoas numa comunidade em que todos se conhecem e, por isso, fica mais fácil de envolver. De alguma forma, quero trabalhar o audiovisual envolvendo a 3ª idade. O documentário vai contribuir para a valorização das pessoas, em especial, os idosos”, comemora a professora de 58 anos que, desde os 15 anos, mora em Douradina, município com 8.007 habitantes, segundo estimativa de 2013 do IBGE.

 

SERVIÇO

Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis – Ano V

Lançamento do filme Simplesmente Lúcia

Data: 08/11/15

Horário: 19 horas

Local: Praça Eduardo Ribeiro – Douradina – Paraná

 

Simplesmente Lúcia

Roteiro, direção e produção: Luzia de Queiroz Cassiano

Douradina – PR

Nasceu em 1956. Ensino Superior. Professora.

Documentário: Mulher de 80 anos que tem na memória poemas e cantigas que são para ela pedaços de vidas vividas: tristes, alegres, patrióticos, críticos de amor… Lúcia brinca com as palavras e sentimentos do cotidiano.

 

Clique aqui a saiba mais sobre o filme, a diretora e a cidade.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.